A Terapia com florais

Como acontece a consulta terapêutica?

Na consulta terapêutica (Anamnese) seu terapeuta irá iniciar uma abordagem onde deverá ser explicado os incômodos que o levaram a uma consulta. Se for a primeira consulta é importante que o cliente esclareça suas dúvidas em relação a forma de tratamento, da mesma forma que o terapeuta deve se certificar o porquê da procura e da opção feita.
Na terapia com florais o olhar deve ser multidisciplinar, especialmente na primeira abordagem serão levantados dados sobre o estilo de vida do cliente, eles são importantes para se entender o contexto em que ele está inserido. São itens da consulta: Se ele faz exames de saúde periodicamente, se toma algum tipo de medicação, como se alimenta, se pratica esportes, como se relaciona em casa e no trabalho, se tem horas de lazer etc.
O terapeuta é o local onde a fala do cliente toca para ecoar de volta, de uma forma mais suave e menos dolorosa. O Terapeuta deve exercer sua capacidade de escuta e compreensão das questões expostas pelo seu cliente de forma imparcial e sem julgamentos apontando cuidadosamente aspectos que podem e devem ser trabalhados.
No processo de tratamento, através da Terapia Floral, é necessário que não só o terapeuta desvende o universo do paciente como também o próprio paciente aprenda a conhecer mais de si mesmo pela experiência vivida no momento da terapia. O Floral entra com suas propriedades sutis abrindo caminho para este processo.
Não é suficiente querer mudar, a mudança é consequência de um trabalho de auto-observação que devemos estar prontos para fazer diariamente.

 

Quais os resultados posso esperar no tratamento com florais?

Muitas situações observamos resultados imediatos, reportados pelo próprio cliente depois de uma semana de tratamento, nesses casso adivinhe o que acontece?
É isso mesmo, o cliente abandona o tratamento e depois, quando nos procura novamente precisaremos recomeçar.

Repetimos nossos “modus operandis”, temos alívio para nossas dores, mas a maioria das vezes, quando temos um resultado rápido esquecemos das nossas dores e não queremos aprofundar na causa. Esse é um comportamento recorrente em qualquer tratamento de saúde.

Em outras ocasiões, aquelas que não se observam resultados imediatos, o cliente pode levar um tempo para perceber as mudanças, contudo com a continuidade do processo o cliente, através da ajuda do terapeuta passa a se observar melhor e a perceber os ganhos.

O tratamento com florais é uma forma de terapia pois a regularidade no tratamento nos leva a um maior conhecimento de nós mesmos e dos nossos processos. Quando conhecemos nossas reações aprendemos a lhe dar melhor com elas.


Você conhece a famosa frase? “Eu não preciso de terapia, quem precisa é fraco”.
Estamos convidando o leitor a repensar essa fala, só os fortes podem olhar para seus aspectos sombrios, eles fazem parte da nossa vida como o dia e a noite, são parte de nós e existem para olharmos para eles, fazer as mudanças necessárias, amadurecer e deixar de repetir os comportamentos que nos geram desconforto. A consequência disso é traduzida em maior qualidade de vida emocional, mais saúde e bem-estar.


Quanto tempo dura?

Depende de cada um, o quanto você está disposto a se dedicar. É importante que, ao optarmos por um tratamento com Essências Florais estejamos dispostos a ter um trabalho de auto-observação contínuo e carinhoso para com nós mesmos. Podemos afirmar que ao iniciar um tratamento com as essências florais, o cliente precisa se informar sobre a opção que fez pois faz parte integrante de seu tratamento e isso deverá ser feito com consciência.

Vamos exemplificar: Se uma pessoa toma remédios para enxaqueca durante um ano e ainda não obteve resultados, é necessário tratar o que causa a enxaqueca e observar em que situações ela se manifesta. É preciso que se esteja disposto a mudar e descobrir qual as causas dessa dor. Então meu empenho será fundamental!