As Cartas do Dr. Edward Bach

As cartas do Dr. Bach
Hoje trouxemos para o leitor duas cartas do Dr. Edward Bach, descobridor dos florais e precursor dessa forma de terapia em nossa era. Essas cartas comprovam a fé e amorosidade que colocou em seu trabalho pioneiro e seu compromisso em garantir a continuidade de seu legado.

As Cartas do Dr. Edward Bach

Querido leitor, resolvemos trazer as Cartas do Dr. Edward Bach, para que cada um de vocês possa conhecer um pouco da preciosidade que é sua forma de pensar. Através dos dizeres desse médico que nos deixou seu legado tão importante para o avanço de uma nova forma de cura aqui na terra, podemos meditar, refletir sobre como devemos pensar o tratamento que dispensamos ao nosso conjunto, corpo e mente. TUDO COMEÇA PELA NOSSA FORMA DE PENSAR. As duas cartas abaixo foram retiradas do livro “COLETÂNEA DE ESCRITOS DE EDWARD BACH”, pág. 41 e 42 (Edição Julian Barnard, Revisão Luciana Chammas)

É importante citar que a data remete ao ano de sua partida e talvez essas tenham sido fruto das suas manifestações finais.


Leila Menezes Xavier

Mount Vernon, Sotwell
Wallingford, Berks


26 de outubro de 1936


Caros Colegas

Seria maravilhoso formar uma pequena Fraternidade sem hierarquia ou escritório, ninguém maior ou menor do que o outro, que se devotas aos seguintes princípios:

  • Que nos foi revelado um Sistema de Cura que a memória dos homens desconhecia e, através da simplicidade dos Remédios Florais podemos anunciar com CERTEZA, absoluta CERTEZA, o seu poder de vencer a doença.
  • Que nunca criticaremos nem condenaremos os pensamentos, as opiniões e as ideias dos outros, sempre lembrando que todos são filhos de Deus, cada um empenhando-se, sua maneira, para encontrar a Glória de seu Pai.
  • Que nos levantaremos, como cavaleiros antigos, para destruir o dragão do medo, sabendo que nunca poderemos dizer uma palavra de desencorajamento, mas que podemos trazer ESPERANÇA sim, e principalmente CERTEZA aos que sofrem.
  • Que nunca nos deixaremos levar pelo elogio ou pelo sucesso que encontraremos em nossa Missão, pois sabemos que somos apenas os mensageiros do Poder Maior.
  • Que quanto mais ganhamos a confiança daqueles que nos rodeiam, proclamaremos que acreditamos que somos agentes divinos enviados para socorrê-los em suas necessidades.
  • Que conforme as pessoas se recuperarem, anunciaremos que as Flores do campo, que as estão curando, são a Dádiva da Natureza, a qual, por sua vez, é uma Dádiva de Deus. Assim as traremos de volta crença no AMOR, na MISERICÓRDIA, na terna COMPAIXÃO e no PODER do SUPREMO SENHOR.

[Carta a Nora Weeks, Victor Bullen e Mary Tabos]

1º de novembro de 1936


Meus Queridos
Existem momentos como este em que estou esperando um chamado não sei de onde.
Se este chamado vier, como pode ocorrer a qualquer minuto, eu lhes suplico, a vocês três, que continuem a maravilhosa Obra que começamos. Uma Obra que pode eliminar os poderes das doenças, a Obra que pode libertar os homens.
O que venho tentando escrever deve ser acrescentado a introdução da próxima edição de Os Doze Remédios Curadores.

“Em 27 de novembro desse mesmo ano, aos 50 anos, DR. Edward Bach morreu dormindo de parada cardíaca.”