Matéria reeditada em 24/02/2013
Muitas vezes é difícil tratarmos algo tão condenado pela ciência, como são os casos de doenças degenerativas, onde a ciência não tem um caminho efetivo de cura, mas eu não abro mão de pensar que os florais sempre fazem diferença ajudando na melhoria da qualidade de vida do paciente.
O tratamento do Alzheimer é idêntico a de outros tratamentos: É preciso fazer um pequeno histórico da vida do paciente e ver o que ele deixou para trás. Precisamos olhar os traumas e a forma de vida que aquela pessoa levou. Cada um carrega dentro de si leitura diferente do que o mundo lhe traz.
O que é traumatizante para um, pode ser imperceptível para o outro.
Gosto de fazer o tratamento em etapas e gosto de começar dando colo, envolvendo o paciente em uma energia acolhedora, materna, aí podemos aplicar a Leucantha e fórmula Leucanta do Sistema Florais de Saint Germain, temos também o Mariposa Lily , o Angélica do Sistema Florais Da Califónia, O Chicory e o Holly do Sistema de Florais de Bach podemos incluir um floral para choque, trauma ou começar esta etapa um pouquinho depois, num momento onde estamos com mais dados sobre a vida da pessoa.
Só a título de desenvolvermos um pensamento relacionando os sintomas com alguns florais apresentamos alguns aspectos que podem ser considerados, lembrando que cada caso deve ser tratado de forma mais individual e exclusiva possível, evitando as generalizações.
Florais para trauma, para limpar experiências fortes que o paciente carrega na sua a história de vida.
Florais para medos e pânico, quando é apresentado no quadro e dependendo do grau o floral escolhido se será diferente para um ou outro pois ocpânico é um medo mais extremado, fora de controle.
Florais para auto-controle pois faz parte do quadro da doença a perda de controle dos movimentos, da fala e outros.
Florais de mudança são recomendáveis pois a doença aparece num momento de transição de idade.
Florais para memória pois ela é profundamente atingida.
Florais de acolhimento, neste caso porque parece existir um sentimento de abandono, há uma solidão que ronda e eh presente em torno das pessoas.
Os Florais de limpeza e proteção serão também bem vindos no tratamento.
Considero importante que o Terapeuta Floral não tente resolver tudo de uma só vez, pois o paciente vem com uma carga emocional de uma vida inteira, preferindo o tratamento em etapas que permite enxergar um pouco melhor os efeitos e a evolução das melhorias experimentadas pelo paciente.
Para mim é difícil não entrar na vida familiar pois fatalmente quando vemos alguém próximo entrar na doença pensamos em nós,temos medo, ao mesmo tempo precisamos ter forças para acompanhar aquela história, quando a pessoa próxima não quer tomar, podemos usar uma fórmula de ambiente com florais adequados àquela situação.
Para finalizar precisamos lembrar que a escolha dos florais, as respostas e o tempo que elas virão, vai depender de cada um, todo tratamento é assim, mesmo o tratamento alopático. Cada corpo, cada pessoa, reage de uma determinada forma. O importante é sabermos que só o fato do paciente dizer SIM para TERAPIA FLORAL já é prova mais que suficiente que ele vê nela uma alternativa de melhoria e cura.