“Orientar nossas escolhas de acordo com nossa ALMA é receita de sucesso em qualquer segmento de nossas vidas”
A todo momento estamos elaborando novas alternativas para nossa vida. Estamos sempre nos reformulando, querendo que algo melhore, projetando novas conquistas, sejam elas financeiras, ou um novo relacionamento pessoal, novos amigos, um item de nossa alimentação, roupas, calçados, etc. Nunca paramos!
Algumas pessoas gostam de mudar sempre, outros são mais temerosos em relação às mudanças. Cada um tem um ritmo para fazer suas escolhas ou para efetuar as mudanças em suas vidas. As mudanças são saudáveis, necessárias e nos fazem sentir vivos participantes da vida, crescendo, caminhando na dinâmica do dia a dia.
Acrescentar novas conquistas em nossas vidas é o grande diferencial para vivermos plenamente seja qual for nossa idade, necessitamos de mudanças, quando isto não acontece perdemos um pouco o sabor de viver.
O momento da OPÇÃO PROFISSIONAL é aquele em que a escolha e a mudança são cruciais para o caminho que vamos seguir durante um longo tempo. Nestes momentos sentimos muita insegurança e medo, todo nosso ser sinaliza. É hora de parar e refletir, pois, desejamos acertar em nossas escolhas, elas poderão tornar ou não os anos vindouros mais prazerosos.
Durante o período de adolescência NOSSA VOCAÇÃO é um item que ocupa boa parte das preocupações que temos e também a dos nossos pais. Queremos acertar, não raro encontrarmos alguém que se diz insatisfeito com sua vida profissional, tendo na execução de suas tarefas diárias não uma fonte de prazer, mas algo que precisa fazer por pura obrigação.
A maioria dos jovens entra em conflito ao avaliar o que seria sua vocação real: se fizer uma escolha profissional satisfatória e de acordo com suas habilidades, certamente obterá prazer pelo que faz.
Se mais tarde esta pessoa resolver mudar, seja por cansaço de sua profissão ou curiosidade e desejo de exercer algo novo, ela sempre fará suas opções pautadas em sua vocação. Este costuma ser um bom ingrediente para um exercício saudável e até mesmo de uma profissão rentável.
Quem não têm coragem de fazer uma escolha pautada em sua vocação cria num equívoco, pensam que o trabalho só tem a finalidade da manutenção financeira, certamente estas pessoas poderão passar anos a fio, acordando de manhã sabendo que seu dia será insatisfatório. Em alguns casos a pessoa, ao se deparar com esta situação ela também se vê diante de uma imensa vontade de mudar vida. Parar para refletir, avaliar o que está errado, qual “O PREÇO” que estamos dispostos a pagar é indicado para este momento. A paradinha é necessária e fundamental, pois precisamos ir de encontro com as nossas vontades mais profundas e admitir o que não está bom. Contudo, parar, refletir e mudar são ações que nos demandam um certo esforço e trabalho e infelizmente, não são muitas pessoas que resolvem dar a volta por cima e bancar este processo.
A todo momento podemos refazer nossos caminhos, encontrando novas alternativas que o torne nossa existência mais prazerosa. A vida nos oferece milhões de oportunidades de escolha, mas estas oportunidades devem estar claras para nós. Não adianta clamarmos por mudanças sem definir, dentro de nós, qual o rumo queremos tomar.
Nestes momentos podemos necessitar de ajuda para apoiar nossas decisões, seja de um amigo, de uma pessoa mais sábia, de um companheiro, ou até mesmo de um profissional que nos leve a um entendimento melhor de nós mesmos. O importante é que precisamos deixar nosso ECO refletir para que escutemos a nossa própria VOZ INTERIOR, é ela que muitas vezes emerge nos pedindo por mudanças.
A Terapia Floral pode “SIM” ajudar a fazer nossas escolhas e produzir um movimento de mudanças com o auxílio, ela nos apoia através do suporte emocional. O contato com nossas emoções permite abertura de nosso coração e mente e consequentemente uma escolha de acordo com as vocações de nossa alma.
Podemos ter na Terapia Floral uma forte aliada para nosso Processo de Mudanças, dentro de cada sistema floral existem florais adequados para nossas fases de transição:
Aqueles que nos inspiram, aqueles que nos abrem para novas alternativas, os que nos apontam a melhor direção a seguir. É importante mencionar que utilizando este recurso poderemos, não só, iniciar uma orientação vocacional, bem como trabalhar numa reorientação profissional, contudo vale a pena lembrar que precisamos contar com a ajuda de um profissional especializado, seja ele um psicólogo, ou um terapeuta experiente no manuseio e aplicação das essências. A auto medicação é pouco, ou melhor, nada indicada, principalmente pelo fato que, ao iniciarmos o processo de conhecimento dos florais, temos uma tendência a achar que muitas essências cabem com o perfil de nossas emoções.
Todos nós necessitamos de apoio para as fases de transição. Através de sessões de conversas e com o auxílio dos florais podemos passar pelos processos de escolhas e mudanças de forma mais tranquila e consciente, isto propicia um índice de acerto maior, mais efetivo e satisfatório, algo que eu poderei aceitar como caminho de felicidade.
“Fazer nossas opções pautadas em nossa vocação é um bom ingrediente para o exercício saudável e até mesmo rentável de uma profissão”
“Toda e qualquer mudança em nossas vidas tem um preço. É preciso estar disposto a pagá-lo, sem isto ela não será possível”
“O resultado financeiro é sempre consequência e não causa de uma profissão bem escolhida e bem exercida”
“Orientar nossas escolhas de acordo com nossa ALMA é receita de sucesso em qualquer segmento de nossas vidas”
Este artigo é uma reescrita do artigo “Ajuda com florais nos momentos decisivos de descoberta de nossa vocação e de escolha profissional”